O I Encontro Nacional de Oposições Populares, Estudantis e Sindicais – ENOPES, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de Novembro em Seropédica/RJ, foi em sua totalidade positivo para os setores classistas, antigovernistas e independentes como o Coletivo LutaSociais.
O Coletivo reúne estudantes na UFC e UnB que tiveram momentos de socialização das lutas durante o Encontro, entendendo que esse processo de trocas é de fundamental importância para fortalecer o movimento estudantil de Ciências Sociais que está aprofundado nos modos governistas e paragovernistas de fazer movimento. Exemplo desse modo foi o último ENECS que aconteceu em Julho de 2013 em Fortaleza, onde esses setores de atuação nacional no curso deslegitimaram a Coordenação Regional de Estudantes de Ciências Sociais – CRECS Centro Oeste, que foi impulsionada de modo a fortalecer a democracia de base e blindar o oportunismo dos que vão a esses encontros sem comprometimento nenhum com a base.
O ENOPES, muito diferentemente, “recarregou as baterias” das organizações e militantes que fazem um ferrenho trabalho de base em seus locais de trabalho, estudo e moradia. Mostrou ser um espaço auto-organizado e fundamental para o aprofundamento do classismo e da ação direta proletária. Agora o ENOPES continua, não nos deixaremos cair nas práticas que tanto rechaçamos daqueles setores reformistas e pelegos! O I ENOPES continua nos nossos locais de atuação, vamos implementar o plano de lutas tirado nesse encontro, fortalecendo a democracia de base, o classismo e tendo a ação direta como principal método na luta contra o Estado, o capital e todos os reformistas conciliadores de classes!
O POVO UNIDO É UM POVO FORTE, NÃO TEME A LUTA, NÃO TEME A MORTE. O POVO UNIDO É UM POVO FORTE, NÃO TEME A LUTA, NÃO TEME A MORTE. AVANTE COMPANHEIROS ESSA LUTA É MINHA E SUA, UNIDOS VENCEREMOS E O ENOPES CONTINUA!
AVANTE COLETIVO LUTASOCIAIS! AVANTE RECC!